World Space Week PORTUGAL

A Exposição que põe o Espaço aos seus pés

EXPOSIÇÃO
Step into Space – Um Passo no Espaço
Entre no Espaço com a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento
De 4 a 18 outubro 2020
Entrada gratuita

A Exposição que põe o Espaço aos seus pés
As celebrações do 50.º aniversário dos primeiros passos dados pelo Homem na Lua serviram de mote à exposição Step Into Space – Um Passo no Espaço, integrada no projeto europeu spaceEU.
Step Into Space – Um Passo no Espaço tem como principal objetivo despertar a curiosidade sobre as ciências do Espaço e mostrar a importância e os benefícios da exploração espacial no nosso dia a dia, revelando as contribuições da Agência Espacial Europeia (ESA) neste domínio. Aproveitando o fascínio que o Espaço e a sua exploração provocam em todos nós, esta exposição apresenta o Espaço como uma oportunidade de partilha, interdisciplinaridade e inclusão.
OS MÓDULOS
Do Espaço para o dia a dia
Como é que a exploração espacial influenciou a vida na Terra? Neste módulo mostram-se alguns objetos do dia a dia que tiveram a sua origem ou forma largamente impulsionada pela exploração espacial. Desde o smartphone às raquetes de ténis, passando pelos implantes cocleares e pelos pacotes de batatas fritas, a exploração espacial está no nosso dia a dia, mesmo sem darmos por isso.
Visto do Espaço
De que forma a exploração espacial nos permite observar o nosso planeta? Graças aos satélites podemos ver cidades a crescer, glaciares a derreter e acompanhar a desflorestação. Os satélites permitem-nos monitorizar o nosso planeta, observar as alterações provocadas pela intervenção humana, refletir sobre o nosso modo de vida e orientar as nossas ações futuras.
Um Espaço Criativo
O Espaço é sem dúvida inspirador. As primeiras imagens da Terra vista do Espaço deram-nos uma visão global no nosso planeta. Ajudaram-nos a reconhecer a sua fragilidade e alertaram-nos para a necessidade de o proteger. Isso requer reflexão, colaboração e criatividade. Dê um passo no Espaço connosco e diga-nos como o Espaço o inspira.
Laboratório Espacial
Neste espaço interativo vai poder usar os satélites da ESA para ver a sua cidade, e assistir ao seu crescimento, ou acompanhar as alterações de vegetação ao longo do ano. Terá a oportunidade de ser tornar num capitão espacial, sugerir novas configurações para satélites ou exprimir, através de um desenho, o que o espaço e a exploração espacial significam para si.

Partilhe nas redes sociais o seu passo no Espaço usando as hashtags:

stepintospace #pavilhaodoconhecimento

Space in the Classroom – O Espaço na sala de aula
Semana Mundial do Espaço · De 4 a 10 de outubro 2020
O setor espacial é multidisciplinar, criativo e inclusivo. A convite do projecto spaceEU, vários profissionais ligados ao Espaço – de várias áreas do conhecimento – vão até à sala de aula mostrar o trabalho que desenvolvem e também responder às questões dos alunos.
A missão desta atividade é despertar a curiosidade e o interesse dos jovens para percursos académicos e profissionais no sector espacial.
CALENDÁRIO · 8 DE OUTUBRO 2020
10h00
Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira · 12º ano
Participantes
Alexandre Cabral é Físico Tecnológico, especializado em óptica. É Professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Foi responsável pela componente instrumental da participação nacional na construção do espectrógrafo de alta resolução ESPRESSO, um instrumento que serve para ver o espectro dos astros, instalado no Observatório Europeu do Sul (ESO).
Mariana Barrosa é a diretora executica da empresa Science Office, empresa especializda em Comunicação de Ciência. Iniciou a sua carreia em Comunicação de Ciência em Portugal quando coordenou o Centro Multimeios de Espinho. Após o mestrado em Comunicação de Ciência no Reino Unido trabalhou no Ano Internacional da Astronomia (IYA2009) em Munique, Alemanha. Foi, em 2010, co-fundadora da Science Office onde tem realizado projetos em vários domínios incluindo a Agência Espacial Europeia (ESA).
10h55
Agrupamento de Escolas de Algueirão – Sintra · 9º ano
Participantes
Catarina Lobo é Astrofísica e Professora no Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). As sua áreas de investigação são Galáxias, Cosmologia e Evolução do Universo.
Paulo Pereira é designer no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). O seu trabalho contribuiu para traduzir para o público, de forma acessível, conceitos científicos na área do espaço através de imagens.
11h45
Escola Quinta das Palmeiras – Covilhã · 12º ano
Participantes
Sonia Antón é astrofísica no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Especialista em Astrofísica extragaláctica e Radioastronomia é também coordenadora do nodo de Aveiro do projeto EngageSKA.
Óscar Dias é professor e diretor da clínica universitária de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assegura o ensino da Otorrinolaringologia na pré e pós-graduação, promove a investigação sobre a patologia otorrinolarigolágica, é responsável pela formação e diferenciação profissional de médicos e outros profissionais de saúde, nomeadamente através de teses de mestrado na área da medicina espacial.
Formação certificada para professores
Metodologias no ensino das Ciências I (Dois exemplos práticos)
Códigos de docência 230, 420, 500, 510, 520
As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. Ao integrar estratégias, técnicas e atividades aplicadas a diferentes situações do dia a dia ou vividas em sala de aula, o objetivo principal é proporcionar condições para que o aluno se possa apropriar de novos conhecimentos e os possa aplicar a novas situações. Nesta formação pretende-se trabalhar essencialmente o Inquiry – based learning e Problem-Based Learning.
Local · Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.
Datas · 3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020*
Inscrições encerradas

  • Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.
    Metodologias no ensino das Ciências II (Dramatização no ensino das Ciências)
    Códigos de docência 230, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 550, 600
    Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a aplicação da expressão dramática e de alguma capacidade de improvisação como metodologia prática no ensino das ciências. O objetivo é a promoção do diálogo e a interação entre professores e alunos de uma forma inovadora. Dinamizaremos um debate sobre um tema relacionado com a ciência, no qual os formandos serão divididos em dois grupos e onde serão desafiados a interpretar diferentes personagens. Os participantes terão que defender o ponto de vista do personagem que lhes for atribuído. Por sua vez, estes estarão direta ou indiretamente relacionados com o tema do debate e serão previamente definidos pelos formadores para o efeito.
    Esta ação inclui também uma pequena introdução à metodologia proposta e ao tema que for proposto para o debate, que estará relacionado com a ciência e a atualidade.
    Local · Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.
    Datas · 3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020*
    Inscrições encerradas
  • Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

In Ciência Viva

www.cienciaviva.pt/projectos/spaceeu.asp#stepintospace

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.